terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Pôquer (ou... Poker)


No dia 1º de Setembro de 2012 descobri o Pôquer (ou Poker), no Facebook. Um jogo de estratégia que não é considerado Jogo de Azar e por isso tem associações por todo o Brasil e todo o mundo. 


Demorei um pouco para aprender as regras básicas, mas nada que um pouco de "papirar" sobre o jogo não resolvesse. É um jogo inteligente, no qual há que se ter muito controle sobre expressões verbais e principalmente não verbais, para poder acumular fichas e bater os adversários. Adversários em termos, pois o que vejo hoje na Associação de Poker a qual frequento é o contrário: é quase que uma Fraternidade. Mas isso explico mais abaixo. 

Em algum mês de 2013 descobri o site do Pokerstars.net. Já havia visto propagandas em outros sites e na tv a cabo, mas achava aquele site meio suspeito, até que resolvi matar minha curiosidade e me cadastrar lá. Foi muito interessante, pois após instalado o programa, há diversos modalidades de jogos e torneios, de dinheiro fictício e dinheiro de verdade. Nunca me arrisquei a gastar dinheiro de verdade, e nunca o farei na internet, mas jogar de forma gratuita é quase tão emocionante quanto.

Depois de analisar se já estava minimamente apto a partir para o jogo ao vivo e em cores, resolvi ir com um amigo até a Associação de Poker da minha cidade, a qual já havia passado de carro pela frente diversas vezes, mas sem nunca ter coragem de entrar.

O clima é de muita amizade e os caras que jogam melhor são solícitos em tirar alguma dúvida que os novatos tenham. Apesar da seriedade de todos em algumas mãos jogadas, sempre há alguma piada de uns para os outros para quebrar o silêncio. E isso complementa o que já é divertido no jogo. 

Participo da noite do 10 + R, uma categoria na qual se paga R$ 10,00 para comprar 2.500 fichas, que é o mínimo para entrar numa mesa. Há a opção da compra dupla, ou "Buy in" duplo, onde se pode pegar 5.000 fichas no valor de vinte reais. Na maioria das vezes vejo que os competidores pegam a compra dupla para começar a jogar. O "R" após o + significa que se o jogador for derrotado e ficar sem fichas na fase classificatória, pode pedir o "Rebuy" ou compra de novas fichas, que pode ser simples ou duplo. 

Após uma hora e meia de jogo há um intervalo de 15 minutos, e em seguida inicia-se a fase eliminatória, quando não se pode mais fazer o Rebuy e quem ficar sem fichas está fora do torneio até se chegar a um campeão da noite. 

Normalmente, na noite em que jogo, tem-se em torno de 35 participantes no total, que fecham quatro mesas de Pôquer. Como é um torneio, obviamente que se tem a premiação aos vencedores e a mesma é feita do primeiro ao quinto lugar, em dinheiro. 

Duas vezes, até o momento, participei da "mesa final", que é quando restam dez participantes. Na primeira vez, no ano passado, fiquei na nona posição. A segunda vez foi ontem à noite (27/01/2014 - 35 inscritos) e consegui terminar na 3ª posição!!!! 

Comemorei como se fosse a vitória de um primeiro lugar, pois faz apenas um ano e quatro meses que jogo Pôquer. E o dinheiro que ganhei, também veio em boa hora. Não foi muito, R$ 220,00 , mas é um incentivo para eu continuar estudando e lendo a respeito dessa arte. Mas com a consciência de não deixar subir à cabeça a compulsão e aprender a desenvolver o controle dos impulsos.  

Ah, e com este terceiro lugar, garanti entrada gratuita no torneio satélite que classifica para o Torneio dos 100k, que é onde os jogadores mais experientes do Pôquer participam. 

P.S.: Gostaria de poder dividir essa emoção com minha família, mas sei que - NO CASO DO PÔQUER - vou ganhar mais lição de moral com relação a questão do "vício" do que parabéns pela conquista. Fazer o que, nem tudo é perfeito, kkkkkkkkkk. Mesmo assim:

"Pai e Mãe, fiquei em terceiro lugar no Torneio de Pôquer de ontem à noite!"



Um comentário:


  1. Parabens filho pela conquista na noite de ontem. Sei que tens estudado a t´rcnica desse jogo, bem como os macetes para chegar a vitória.Todo jogo é interessante e divertido, dentro dos limites e da conciência de cada pessoa. Se tens te divertido e se é um bom passatempo, desejo que novas vitórias sejam alcançadas. Beijos do seu pai.

    ResponderExcluir