sexta-feira, 1 de junho de 2007

Credibilidade

*** Este post é do dia 09/out/2006 ***

Manipulação de massa!
É como vejo os meios de comunicação. E em ano de eleição então, os meios com maior influência sobre a população são os Institutos de pesquisa estatística. Acredito que até mais do que os próprios debates em termos de população C, D e E.
 

Sempre desconfiei que estas pesquisas de intenção de voto são manipuladas por interesses diversos, e os institutos de pesquisa são os "atravessadores" que estão incumbidos de fazerem com que a mercadoria chegue a seu destino final, (ou seja, a massa) seguindo correta e sigilosamente as instruções passadas por seus contratantes.
 

Porém, na eleição do presente ano - 2006, tivemos (digo assim pois espero não ter sido o único a perceber) uma surpresa grande com relação aos institutos de pesquisa, que em meu ponto de vista, tiveram suas estatísticas completamente "furadas", pois apontavam vitória do candidato do governo à reeleição ainda no primeiro turno.
 

Ainda bem que a emissora de maior audiência brasileira noticiou o fato e foi em cima de um dos institutos de pesquisa, desejando saber por qual motivo as estatísticas e a realidade foram divergentes. E não é que o presidente desse Instituto não foi capaz de dizer que erraram? Respondeu que estava muito satisfeito com os níveis de "acerto"? da instituição.
 

Mas como Hipocrisia pouca é besteira, então falemos de credibilidade. Como não percebem que seus institutos estão aos poucos deixando de ter credibilidade? Não tanto por seus erros, que estão se tornando frequentes e visíveis, mas pelo fato de termos uma massa mais disposta a aprender, a se informar e o mais importante: a questionar sobre o que vem acontecendo em nosso cotidiano, buscando saber se tal informação passada é realmente verdade. Informação gera conhecimento e conhecimento afasta a alienação.
 

E assim espero não estar escrevendo uma utopia...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário