*** Este post é do dia 26/dez/2005 ***
Ontem peguei um ônibus de volta para casa e, por infelicidade minha, resolvi sentar ao lado de uma pessoa conhecida.
Digo infelicidade, pois saí do serviço cansado e só queria chegar em casa, mas para não deixar má impressão, tentei ser cortês, cumprimentando-a. Erro meu. Essa pessoa desandou a falar, sobre o serviço, a vida, o que ela vendia para tentar ganhar um pouco mais de dinheiro e eu só conseguia responder com um "ahã". Aos poucos fui ficando incomodado com aquela conversa, pois tentava me concentrar no que teria para fazer ao chegar em casa, e passei a não olhar olhar mais para a pessoa e sim para frente, mas continuando com o "ahã". O tempo demorava a passar e a chegada em casa parecia uma eternidade.

Por alguns segundos voltei meu pensamento a outras vezes que peguei ônibus pela manhã e sentei ao lado de outra pessoa conhecida, excelente companhia, pois apenas me cumprimentava e parece que também não era dada a conversas logo pela manhã. Ficavamos cada um com a sua introspectividade...
É difícil estar extremamente alerta quando se vai dormir por volta de 00:45 e acordar às 05:20 am, todos os dias. Por isso gosto do silêncio quando vou tomar café logo cedo (ainda está escuro às 06 da manhã) e quando vou para o serviço.
O silêncio me dá concentração e concentração permite que eu avalie melhor as situações e faça as coisas bem feitas. Não preciso necessariamente e a todo o instante do silêncio e somente dele. As vezes uma música suave, como um piano ou um saxofone que toca uma música lenta me ajudam a refletir.
Mas tenho momentos em que meu espírito necessita de um som mais pesado, como Metallica, Guns n' Roses ou Audioslave.
Dizem que à medida em que vamos crescendo, ou envelhecendo, ficamos mais seletivos, e isto para todos os tipos de coisas. Acredito que seja verdade, mas não se deve deixar que este tipo de pensamento nos afogue a alma, pois assim nos tornaremos rígidos, e rigidez afeta o raciocínio.
O ideal é sabermos lidar com cada situação... Difícil, mas necessário...
Nenhum comentário:
Postar um comentário