
Natal é uma época bonita, mas estranha. Vejamos:
É a data para se comemorar o nascimento de Cristo! Em família! Época de reflexão, de compaixão, de amor ou empatia para com o próximo. Época na qual nos desarmamos e ficamos mais receptivos ao semelhante. Época em que o Espírito Natalino se faz presente.
Pois é, O espírito natalino... Hoje em dia muito ligado ao consumismo e menos a ideia principal, descrita acima. Ao longo do ano este último está presente no ser humano. Mas na época de natal... O consumismo "consome" o indivíduo de tal forma que o seu décimo terceiro salário será utilizado para comprar aquela TV de 50'' que foi anunciada como promoção de Natal pela metade do dobro do preço. E como seu pensamento está atuando de forma impulsiva, não consegue lembrar que depois do Natal iniciam as liquidações de estoque de fim de ano. Pior, esquece completamente que em janeiro chegam as taxas de IPVA, IPTU, entre outros.
Dezembro está ligado às correrias de fim de ano, o que, ao invés de proporcionar o espírito natalino, pode trazer o estresse das metas restantes ou pendentes no trabalho, quais presentes comprar para parentes e amigos, como arrumar a casa para o natal, o que fazer para a ceia. São tantas responsabilidades que podem acabar causando mal estar ou conflitos entre parentes ou amigos. Aqui no trabalho tenho percebido rostos cerrados, respostas curtas e tolerância zero.
Natal também é a data para se colocar o famigerado cd da Simone. Lembra da musiquinha? "Então é Natal.... e o que você fez???????" Caramba!!!!! Uma música de natal que começa colocando na gente a dúvida e nos deixando com sentimento de culpa. Será que o que eu fiz foi suficiente? Se a reflexão e a autocobrança disserem que não, pronto! Já era a noite de Natal. Melhor cantar qualquer outra canção à capela.
Natal também é o mês de celebrar junto a realeza. Aqui no Brasil? Sim, aqui no Brasil. Como assim? Explico. De branco ELE virá até você. Invadirá a sua casa sem pedir licença. Colocará seu cajado de maneira inclinada à sua frente, sua cabeça estará virada de lado e com os olhos fechados. Ainda não descobriu? Então... Bem Vindo ao 300°Show de fim de ano do Roberto Carlos! E com UMA música inédita! Aguarde.
E se você achava que, ainda assim passaria por isso com sua sanidade intacta, prepare-se para perdê-la! Vem aí as propagandas mais que repetitivas de mais uma edição do Big Brother Brasil!
É espantosa a decadência da Rede Globo, uma empresa que diz que "Prima pelo jornalismo e programação de alta qualidade" em manter no ar um programa totalmente desprovido de cultura e qualidade. Mas como existe público com este perfil, se salvarão aqueles que tem acesso à tv a cabo.
Então voltamos à pauta. Natal, época de que mesmo?
Por fim, tenha um Feliz Natal!