terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Isolamento

Fico pensando no que escrever...

Volto a um momento meu atual e penso escrever sobre isolamento.Por que às vezes busco (inconscientemente) o isolamento? Que tipo de isolamento é este? Por que ele insiste em querer fazer parte de minha vida?

Essas perguntas não me são tão fáceis de responder. Não quero e não gosto de isolamento. Já passei por uma fase de isolamento e ela somente me conduziu a uma Depressão, a qual demorei algum tempo para conseguir sair.

Mas parece que algumas coisas ficam cristalizadas em minha alma e leva algum tempo para que eu consiga me desprender delas. No caso, esta coisa a qual me refiro é este isolamento. Não sei porque... sinto necessidade de por vezes estar sozinho, simplesmente quieto em meu quarto ou minha casa.

Interessante o fato de eu ter achado uma parte da letra (já traduzida) da canção "Separate lives" do Phil Collins a qual tem algo a ver com este momento:
"É tão típico
O amor levar ao isolamento
Assim você constrói aquele muro
e o faz mais forte...."

Mas que isolamento é esse que me leva a querer permanecer, por vezes, na minha introspecção? É um isolamento da alma? Um isolamento da mente? Não percebes que me atrapalhas em meu afeto? Não vês que me tiras o que consigo de bom?

Permaneço ainda um tanto cético com as coisas, mas agora me recordo que uma vez, num jogo de cartas de tarô, me foi dito, pela combinação de algumas das cartas que eu tenho uma "tendência ao isolamento"... Prefiro pensar que isso não seja verdade, ou ao menos tentar "mudar", caso venha a ser uma possibilidade.

Uma vez foi feita uma pergunta a Krishnamurti (1895-1986) filósofo e místico indiano sobre 'isolamento e estar só'. Retiro um pedaço de sua resposta e o coloco aqui para fazer uma auto-reflexão posterior:

"O isolamento é um processo de exclusão, e nós procuramos o isolamento em todas as nossas relações, sendo esta a verdadeira essência do "eu" -meu trabalho, minha natureza, meu dever, minha propriedade, minhas relações. O próprio processo do pensamento, que é o resultado de todos os pensamentos e influências do homem, conduz ao isolamento. Compreender o isolamento não é um ato burguês; não podeis compreendê-lo enquanto houver em vós a dor daquela insuficiência não revelada que acompanha o sentimento de vazio e frustração."
(Krishnamurti, Madrasta, 5 de fevereiro de 1950)

Um sentimento de vazio e frustração...... olhando um pouco para dentro de mim, percebo que talvez exista algo nesse sentido, e que acabe me levando ao isolamento. Pensando melhor, sei bem o que é............ estou trabalhando para que isso desapareça, para que eu me sinta menos incompleto....

Ouvi também que voltei a me fechar em meu casulo, em minha concha. Dei um passo em direção a sair deles, mas voltei. Por medo? não sei.... preciso encontrar uma saída..... Mas não dá para ficar com autocobrança. Isso só gera mais frustração.

Em outra metáfora sobre adversidades e mudança fala-se da cenoura, do ovo e do café. A água quente seria o problema e aqueles seriam jogados dentro dela. Resumindo tudo, a cenoura era dura e depois de passar algum tempo na água fervendo ficou mole; me considero como o ovo, que era mole por dentro e com as adversidades foi endurecendo. Ainda não sou o café, capaz de transformar as adversidades em coisas melhores. Mas estou tentando....

Penso que o isolamento por vezes me leva ao autoconhecimento, e espero que seja isso e APENAS ISSO.

Pra terminar uso uma frase minha para momentos difíceis:

"Mas tudo isso passa....... daqui a pouco passa....."